Passagem do tempo, celebração, luto, memória e transição. Esses são alguns temas abordados no espetáculo de dança contemporânea Tudo que se Torna Um, na nova montagem da Cia. de Dança Palácio das Artes, de Belo Horizonte, que se apresenta em São Paulo nos dias 21 e 22 de março, às 21 horas, no Teatro do SESC Vila Mariana.
Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, com a parceria do SESC São Paulo, o espetáculo tem a direção de Sônia Mota, diretora artística da Cia. desde 2010, e integra a programação de comemoração dos 40 anos do grupo. O espetáculo venceu o Prêmio SESC/SATED 2011 de Belo Horizonte de melhor trilha sonora original, composta por Daniel Maia e melhor figurino de Fábio Namatame.
A diretora Sônia Mota partiu da celebração de aniversário de formação do grupo e a ação do tempo como mote para a montagem do espetáculo. Propôs aos bailarinos que trouxessem imagens, ideias, escritos, sobre a celebração – e seu oposto, o luto. Pediu que revisitassem suas próprias coreografias, mas com uma visão critica. “Depois de 40 anos você pergunta o que fazer com tudo com isso? Como eu faria aquilo se fosse hoje? É uma espécie de luto do que não quer mais para sua vida e, ao mesmo tempo, o renascimento para coisas novas”, explica.
A montagem transita por diversos estilos (clássico, moderno, experimental e contemporâneo), evidenciando a metamorfose da companhia ao longo dos seus 40 anos. As criações cênico-coreográficas do espetáculo são assinadas pelos bailarinos, que levaram ao palco suas experiências pessoais, afetivas e físicas. As coreografias acabam revelando um pouco da trajetória do grupo.
Os bailarinos, em números solos ou em grupos, seguem um roteiro, mas tem liberdade para improvisar. “Uni as coreografias me baseando na cadência do tempo. Nas despedidas do passado e nas alegrias quem vem chegando. Uma coreografia arquitetônica sobre o tempo,” revela a diretora. “O espetáculo discorre sobre a passagem do tempo. Do tempo cronológico, natural, orgânico, mecânico, permanente, de lutos e celebrações. Sobretudo do tempo que se esvai a cada segundo de nossas vidas”, completa.
O cenário, todo manipulado manualmente, assinado por Felippe Crescenti, movimenta-se, de forma simples e precisa, demarcando por meio de 15 painéis translúcidos a passagem do tempo. O desenho de luz, de Pedro Pederneiras (um dos fundadores do Grupo Corpo), complementa o cenário trazendo texturas sutis para os movimentos dos bailarinos.
O figurino elaborado por Fabio Namatame é inicialmente composto por vestes requintadas que, aos poucos, vão se desmembrando, tornando-se cada vez mais minimalistas. “O tema principal do espetáculo é o tempo e suas variações então minha ideia central foi começar com figuras muito vestidas, com muita bagagem e depois despir até a essência, ou seja, o corpo,” conta Namatame. Para dar um efeito de volumes e formas desproporcionais usou materiais de plástico e sintéticos que causam um grande impacto visual. São cerca de 60 peças, que ressaltam cada indivíduo cuidadosamente. “Elaborei sobreposições de tecidos e texturas pra conseguir um efeito abstrato”, diz.
A trilha sonora composta por Daniel Maia desafia a percepção sobre o tempo. “Usei compassos musicais pouco usuais. A música serve para comprimir e dilatar a nossa sensação de tempo, de tensão e temperatura das cenas”, explica. A diretora também pediu que trabalhasse com a memória afetiva do público. Para isso, compôs 14 composições originais e usou 4 músicas compiladas. Hello Goodbye e Ain’t she sweet (Beatles), Strangers in the Night (versão do Cake) e um trecho de Verão (das Quatro Estações de Vivaldi). “Foi um desafio, manter coerência na transição de sons que as pessoas já conhecem para outras que nunca ouviram”, completa Maia.
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Concepção e direção geral: Sônia Mota
Elenco: Bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes e Rodrigo Antero (bailarino convidado do Ballet Jovem Palácio das Artes)
Criações Cênico-Coreográficas: Alex Silva, Andrea Faria, Ariane de Freitas, Beatriz Kuguimiya, Caroline Alves, Cristiano Reis, Cristina Rangel, Dadier Aguilera, Eder Braz, Fernando Cordeiro, Ivan Sodré, Karla Couto, Lair Assis, Lina Lapertosa, Lívia Espírito Santo, Lucas Medeiros, Marcos Elias, Mariângela Caramati, Paulo Chamone, Peter Lavratti, Rodrigo Giése, Rodrigo Antero, Sônia Pedroso (bailarinos), Cláudia Lobo, Kênia Dias e Sônia Mota
Roteiro Dramatúrgico: Claudia Lobo e Sônia Mota
Consultores: José Márcio Barros, Santo Herbário e Stélio Lage
Assistência de Direção e Ensaios: Cláudia Lobo e Kênia Dias
Música original: Daniel Maia
Cenografia: Felippe Crescenti
Direção Cênica Dos Painéis: Marcio Alves
Operação dos Painéis: Thayson Augusto, Wander Rodrigues e Marco Aurélio da Silva
Cenotécnica: Artes Cênicas Produções Ltda e Centro Técnico de Produção – CTP
Desenho de Luz: Pedro Pederneiras
Assistente de Iluminação: Marcel Assis Bento
Figurinos: Fabio Namatame
Produção e Assistência de Figurinos: Gilda Quintão
Sonorização: Sinergy
Concepção da Trilha de Depoimentos: Eder Braz
Vídeo: Rodrigo Campos | Transversal Vídeo
Seleção do Acervo de Fotos: Lair Assis
Fotos: Paulo Lacerda
Produção e Coordenação Técnica: Marcio Alves
Assistência de Cenários e Figurinos: Nara Rezende
Produção Executiva: Carina Woldaynsky
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Dias 21 e 22 de março, quarta e quinta-feira, às 21 horas, no Teatro do SESC Vila Mariana.
Ingressos – R$24,00 (inteira), R$12,00
(usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, professores da rede pública de ensino e estudantes com comprovante) e R$6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Não recomendado para menores de 14 anos.
SESC Vila Mariana – Rua Pelotas, 141.
Telefone – 5080-3000.
Horário de funcionamento da bilheteria – Terça a sexta das 9h às 21h30, aos sábados das 10h às 21h30, domingos e feriados das 10h às 18h30.
Informações – 0800 118220.
Estacionamento – Veículos, motos e bicicletas
Terça a sexta, das 7h às 21h30; Sábado, domingo, feriado, das 9h às 18h30
Taxas: R$ 3,00 a primeira hora e R$ 1,00 por hora adicional (matriculados); R$ 6,00 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional (não-matriculados).
Site – www.sescsp.org.br
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Cia. de Dança Palácio das Artes
Fundação Clóvis Salgado
Sônia Mota
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