Sinopse
Um espetáculo comemorativo do V centenário de nascimento de Teresa d’Ávila, santa e poetisa espanhola. Baseada em O Livro da Vida (1565), autobiografia de Teresa d’Ávila, a peça mostra um fictício embate entre a carmelita e o Inquisidor que a acusa de subversão e heresia. O texto de Juan Mayorga, agraciado em 2013 pelo Ministério da Cultura Espanhol com o Prêmio De Melhor Texto de Literatura Dramática, é inédito no Brasil e tem direção de Elias Andreato, que afirma que “Teresa fala de amor. O teatro é o altar dos deuses amorosos. Teresa fala com o seu amado e derrama este amor para que possamos suportar nossa trajetória em direção à luz.”
O espetáculo acontece na cozinha do Mosteiro São José, primeiro convento de Carmelitas Descalças fundado por Teresa (Ávila, 1562). A ação concentra-se no confronto entre a monja carmelita e o Inquisidor, duas personagens de mentes brilhantes, porém com distintas percepções teológicas. De um lado, temos uma mulher de coragem, que está sendo acusada de profanação por suas experiências místicas (visões e arrebatamentos) e pela cisma que promoveu na Igreja Católica. Do outro lado, está um homem de mente aguda, farejador de hereges, representante do poder eclesial. Ao Inquisidor (e ao público de hoje) cabe a desafiadora tarefa de tentar decifrar ou render-se ao enigma Teresa d´Ávila.
Além de mística e poeta, Teresa d’Ávila foi uma mulher de ação, fundando dezessete conventos de Carmelitas Descalças em toda Espanha. Como acontece com toda pessoa que está à frente de seu tempo, sobretudo tratando-se de uma mulher, foi mal compreendida e perseguida pelos setores conservadores da Igreja e da sociedade espanhola do final do século XVI. A Língua em Pedaços dá ao público brasileiro a oportunidade de conhecer melhor, no V centenário de seu nascimento, a vida e o pensamento daquela que é considerada uma das maiores personalidades femininas do segundo milênio.
Idealizadora do projeto, Ana Cecília Costa afirma que intuição a levou até Teresa D’Avila um ano antes da celebração do V centenário de seu nascimento. “Comprei sua autobiografia e desejava voltar a atuar em teatro. Depois da leitura, quis levá-la à cena. Me atraía o mistério de sua intimidade com Deus, a sua figura extremamente humana e atravessada pelo Sagrado. Quis que a sua palavra cheia de coragem e poesia fosse ouvida no teatro, um lugar também sacralizado e político” conta a atriz.
Teresa d´Ávila escreveu, ao lado de São João da Cruz, o melhor da poesia ascética e mística de língua espanhola. Ambos pertencem ao chamado Século de Ouro na Espanha, época que abrange do Renascimento do século XVI ao Barroco do século XVII. Santa Teresa é patronados escritores de língua espanhola e considerada um dos maiores patrimônios culturais da Espanha, sua autobiografia O Livro da Vida é o clássico literário mais lido neste país depois de D. Quixote, de Cervantes.
“Teresa aparece-nos como uma personagem contracorrente, prematura em seu próprio tempo e no nosso. Por isso mesmo, Teresa é necessária. Seu interesse para os dias atuais independe de crença. Mesmo um ateu, que não acredita em sua mística, pode se sentir fascinado pelo ser humano Teresa. Pode e deve sentir-se tocado por essa personagem. E sempre será menos importante o que dizemos sobre Teresa do que ela possa dizer sobre nós.” (Juan Mayorga)
Ficha Técnica
TEXTO: Juan Mayorga
TRADUÇÃO: Washington Luiz Gonzales
DIREÇÃO: Elias Andreato
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: André Acioli
ELENCO: Ana Cecília Costa, Marco Antônio Pâmio (primeira temporada), Joca Andreazza
CONSULTOR DE FILOSOFIA E TEOLOGIA: Prof. Luciano Costa Santos
IDEALIZAÇÃO DO PROJETO: Ana Cecília Costa
FIGURINO E CENÁRIO: Fabio Namatame
ASSISTENTE DE FIGURINO: Juliano Lopes
DIRETOR DE ARTE: Raphael Gama
ILUMINAÇÃO: Wagner Freire
MÚSICA ORIGINAL: Dan Maia
PREPARADORA DE VOZ E CANTORA DA TRILHA SONORA: Ligiana Costa
CANÇÕES: “Nihil Te” (Elias Andreato/Dan Maia), “Hoc Est” (Elias Andreato/Dan Maia/Ligiana Costa)
TRADUÇÃO DAS CANÇÕES PARA LATIM: Raphael Gama
CRIAÇÃO DE DESIGN GRÁFICO: Vicka Suarez
FOTOS E VÍDEOS: Laércio Luz
CAPTAÇÃO AUDIOVISUAL: Letícia Ribeiro, Sérgio Veríssimo
DESIGNER GRÁFICO: Gustavo Araújo
CRIAÇÃO DE CONTEÚDO PARA REDES SOCIAIS: Luiz Felipe Pedroso
OPERADORA DE SOM: Janice Rodrigues
OPERADORES DE LUZ: Alessandra Marques, Cleber Eli
CAMAREIRO E CONTRARREGRA: Maciel Oliveira
LEIS DE INCENTIVO E ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: Sonia Sodila
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: Rosí Fer (primeira temporada), Felipe Calixto, Maciel Silva
PRODUÇÃO: Sonia Esper, Virginia Garcia (primeira temporada), Em Cena Produções, Grupo Botija
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Sonia Esper (primeira temporada), Roberta Viana
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Morente Forte
PRODUTORAS ASSOCIADAS: Ana Cecilia Costa, Rosí Fer
REALIZAÇÃO: Criola Filmes e Produções Artísticas (primeira temporada)
Trilha Sonora
Letras
Hoc Est Hoc Est Cor Meum Depositum est in manu tua Ventrem Meum Anima Mea Fac me tam passio Ego Moriens, et ecce ego morior Letra: Elias Andreato (Versão em Latim: Rafhael Gama) Música: Dan Maia e Ligiana Costa |
Meu Amado Eis aqui meu coração Deposito-o em vossa mão Minhas entranhas Minha alma Causa em mim tanta paixão Que morro por não morrer |
Nihil Te Nihil te turbet Nihil te terreat Omnia praetereunt Agit, non mutatur Patientia pervenit Qui caritatem, nihil desit Suus ‘satis Letra: Elias Andreato (Versão em Latim: Rafhael Gama) Música: Dan Maia |
Meu Deus Nada te perturbe Nada te espante Tudo passa Ele não muda A paciência tudo alcança Quem tem amor, nada falta Só ele basta |