Venice Island Fast Food é a primeira etapa de um projeto teatral que aqui apresentamos em forma de estudo. O projeto nasceu de uma pesquisa sobre o fenômeno social do turismo pensado como metáfora da nossa percepção de mundo. Pesquisamos o instante no qual a prática turística acontece, que se dá muitas vezes pela anulação da descoberta em troca do registro instantâneo do nosso corpo por imagens, de fato já vistas, e que já consumimos.
As mesmas replicamos na rede, iguais a outras passadas e outras futuras, que já vimos e veremos – num círculo virtuoso no qual, a imagem do nosso corpo que, igual a outros corpos, são inseridos em paisagens religiosamente iguais, substituindo definitivamente a nossa experiência que vem aniquilada por práticas colonizadoras dos nossos desejos e que alteram nossa percepção de espaço e tempo.
A Veneza do título é um estereótipo imediato, tanto do desejo imposto e difuso de suspensão da normalidade cotidiana, quanto da dificuldade do nosso corpo antigo em se adequar a essas inéditas formas que o espaço e o tempo assumiram: dissociadas, inacabadas, breves, consumíveis, reproduzíveis, multiplicáveis. Talvez o corpo velho que habitamos não seja apenas o de um indivíduo, mas é também o crepúsculo do tempo que estamos vivendo. Venice Island Fast Food é a longa viagem de um velho poeta em direção à uma ilha, lugar no qual, o mito conta: nasceu o sol; nos perguntamos, a partir daquilo que está ao seu redor e a nossa volta, através de seus olhos e suas palavras, se ainda somos capazes de imaginar outros mundos possíveis.
O projeto fez parte da programação da Semana do idioma italiano no mundo, a convite do Instituto Cultural Ítalo Brasileiro e do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Alvise Camozzi, Letizia Russo e Rubens Velloso
Tradução: André Mesquita e Alvise Camozzi
Elenco: Alvise Camozzi, Giovanna Monteiro, Jorge Neto e Rubens Velloso.
Vídeo: ligaLight – eduzal e Julieta Benoit
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Trilha Sonora Original: Dan Maia
Produção: Marisa Riccitelli Sant´ana
Apoio: Instituto Cultural Ítalo Brasileiro e do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo
Realização: SESC SP
Serviço:
Dias 06, 07 e 08 de novembro de 2019
Sala Beta – SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova,
20hs
Indicação etária: 14 anos
54 lugares
Ingressos R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia