Romance escrito pelo escocês Patrick Barlow, Os 39 Degraus ganhou sua primeira versão cinematográfica em 1935, quando foi adaptado por Alfred Hitchcock. Outras versões para o cinema foram feitas em 1959 e 1978. Em sua versão teatral, está em temporadas simultâneas no West End, em Londres, e na Broadway, em Nova York, recebendo inúmeros prêmios, entre eles dois Tony, o Drama Desk Award e o de Melhor Comédia.
No Brasil, a direção de Os 39 Degraus é de Alexandre Reinecke, que também assina a tradução e adaptação brasileira, juntamente com Clara Carvalho. O resultado é uma comédia de suspense, maravilhosamente criativa e emocionante. O elenco reúne os atores Dan Stulbach, que interpreta Richard Hannay, Danton Mello, que vive o Homem 1, Fabiana Gugli, desempenhando três papéis (Annabella, Pamela e Margaret), Henrique Stroeter (Homem 2) e Paulo Ivo (stand in de Stulbach e Mello).
Em Os 39 Degraus, Richard, um belo sedutor incorrigível, conhece a linda agente secreta, com sotaque alemão, Annabela Schimit. Encantado, ele a leva para o seu apartamento, onde ela é misteriosamente assassinada. Esse acontecimento detona toda a trama de suspense policial. Richard, único suspeito, foge com a intenção de investigar as informações passadas por Annabela, salvar seu país e provar a sua inocência. A história acontece em Londres e parte da Escócia, no período antes da Segunda Guerra Mundial. Durante a sua caminhada, o conquistador conhece uma moça chamada Pamela, que ora o denuncia, ora envolve-se amorosamente com ele e o ajuda durante as fugas.
Ao todo, a peça conta com 30 personagens e cerca de 130 trocas de roupas.
Segundo Alexandre Reinecke, esse trabalho é “uma grande e deliciosa brincadeira, um desafio que apresenta várias técnicas e gêneros teatrais, como o melodrama, a dupla de clowns, o teatro de sombra, a mímica e muita expressão corporal”.
Fonte: Enciclopédia do Teatro – SP Escola de Teatro
[tab name=’Ficha Técnica’]
Autor: Patrick Barlow
Tradução e Adaptação: Clara Carvalho e Alexandre Reinecke
Direção: Alexandre Reinecke
Elenco: Dan Stulbach, Danton Mello, Henrique Stroeter, Fabiana Gugli e Paulo Ivo
Assistente de Direção e Direção Corporal: Carol Mariottini
Desenho de Luz: Paulo Cesar Medeiros
Direção Cenográfica: Cyro Del Nero (in memoriam)
Assistente de Cenografia: Caio Franzolin
Figurino: Cássio Brasil
Trilha sonora: Daniel Maia
Direção de Produção: Sérgio D’Antino
Produção Executiva: Renata Alvim
Assistente de Produção: Cuca Couto
Produção: Bottega D’Arte 2000 e Yuka Produções Artísticas
[/tab]
[tab name=’Trilha Sonora’]
[/tab]
[tab name=’Fotos’]
[/tab]
[tab name=’Vídeos’]
[/tab]
[tab name=’Imprensa’]
‘Os 39 Degraus’ leva ao teatro história filmada por Hitchcock, por Ubiratan Brasil – O Estado de S. Paulo, 27/08/2010
[/tab]
[tab name=’Histórico”]
Os 39 Degraus, site oficial
[/tab]
[end_tabset]