A Ilusão Cômica conta a história do burguês Prindamante, que procura Clindor, seu filho desaparecido. Alcandro, um mago, por meio de sua arte, revela-lhe as aventuras de seu filho. Como servo do Capitão Matamouros, Clindor vê-se envolvido nas mais variadas tramas e confusões amorosas.
“A Ilusão Cômica” transita pelos diferentes gêneros como comédia, drama e tragédia, revelando o jogo de metalinguagem proposto por Corneille. Na encenação, a tradutora e dramaturga Valderez Cardoso Gomes, manteve a beleza poética do texto original, mas buscando ao mesmo tempo, torna-lo dinâmico, por meio de sua adaptação a uma linguagem contemporânea.
O diretor Marcio Aurelio, que há muito tempo alimentava o desejo de montar esse texto em que Corneille explora o metateatro, afirma que o “caráter absolutamente poético da peça e sua grande força dramática possibilitam que sejam levados à reflexão temas como o conhecimento, conflito entre pais e filhos, amor e relacionamentos humanos e sociais”. Ele acrescenta ainda que “além de metáforas, o texto de Corneille vai além e coloca em questão o próprio papel do teatro e sua função, provocando-nos no sentido da investigação da linguagem espetacular”.
Para compor a narrativa da história do burguês Prindamante, que à procura de seu desaparecido filho Clindor, recorre aos serviços do mago Alcandro, o diretor Marcio Aurelio montou o espetáculo em cinco atos. No primeiro ato, o prólogo, é apresentada a temática. Nos demais atos o desenrolar da trama transita por situações cômicas, dramáticas e trágicas. “O filho sai de um ato para outro mudando de características. O pai acompanha todos os seus passos, mas não tem acesso a ele. Será que o que está vendo é realidade?”, propõe o diretor.
[tab name=’Ficha Técnica’]
Direção: Marcio Aurelio
Tradução e adaptação: Valderez Cardoso Gomes
Elenco: Paulo Marcello, Joca Andreazza, Lavínia Pannunzio, Maria Stella Tobar, Antônio de Campos, Gonzaga Pedrosa e Julio Machado
Cenários: André Cortez
Figurinos: Marcio Aurelio, André Cortez e Lígia Pereira
Iluminação: Marcio Aurelio
Música Original: Daniel Maia
Direção de produção: Paulo Marcello
Produção Executiva: Renata Araujo
Estagiário de Produção: André Magalhães
Patrocínio: Banco do Brasil e Eletrobrás
[/tab]
[tab name=’Fotos’]
A Ilusão Cômica – fotos de Bob Souza
[tab name=’Vídeos’]
[tube]http://www.youtube.com/watch?v=ha60QtUAyyY[/tube]
[tube]http://www.youtube.com/watch?v=xM4_xvMcl98[/tube]
[tube]http://www.youtube.com/watch?v=KC8epMEkwcE[/tube]
[/tab]
[tab name=’Imprensa’]
[/tab]
[tab name=’Serviço”]
[/tab]
[end_tabset]